Relatório 2017

Relatório das Atividades Desenvolvidas na Fundação ACL no Ano de 2017

Em 2017, a par das atividades filantrópicas relacionadas abaixo, a Fundação ACL teve a grata satisfação de comemorar seus 30 anos de atividade. A data foi marcada por um musical beneficente com Toquinho e Eliete Negreiros.

Se a Fundação ACL pôde comemorar essa data, o fato se deve expressivamente às doações feitas por pessoas físicas sua principal fonte de receita. Do mesmo modo, se deve ainda ao trabalho de numerosos voluntários e aos mantenedores. Graças a todos eles, manteve-se a continuidade do amplo trabalho filantrópico, que, resumidamente, inclui os cursos de formação humana, o Projeto Escola Vida e o ambulatório médico. Todas essas atividades, de caráter filantrópico, são gratuitas, e a

Fundação ACL é profundamente grata a quantos lhe têm prestado seu apoio financeiro ou participativo.

O momento é de renovação e crescimento. Por isso, a comemoração dos 30 anos de atividades vai muito além de um olhar para o passado. Antes, é o momento de plantar novos desafios, regar novas iniciativas e colher bons frutos no futuro. O apoio efetivo de mantenedores, voluntários e pessoas físicas em geral é essencial para a realização plena desses objetivos.

A seguir, uma síntese das atividades filantrópicas desenvolvidas pela Fundação ACL no ano de 2017.

Cursos de Formação Humana

Desde sua origem, a Fundação ACL vem oferecendo ao público adulto em geral cursos de formação humana baseados na Técnica ACL. Esses cursos têm por objetivo propiciar aos interessados o autoconhecimento, elemento fundamental para a autorrealização e para o exercício de uma liderança produtiva no meio social de cada um.
Em 2017, foram ministrados 25 cursos, todos gratuitos:

Integração no Ambiente 2 cursos
Tensão e Ansiedade 3 cursos
Vencedores, Não Vencedores e Perdedores 3 cursos
Medos 3 cursos
Comunicação Afetiva 3 cursos
Roteiros de Vida 2 cursos
Relações Humanas 2 cursos
Formação de Professores Voluntários 2 cursos
Tendências Neuróticas 2 cursos
Passagem do Tempo 1 curso
Dificuldade nas Relações Humanas 1 curso
Ações Construtivas 1 curso

Com um corpo docente formado por 5 professores, foram realizadas ais de 1.000 horas-aula, com a participação de 718 alunos.

Ambulatório Filantrópico de Medicina Integrativa

Em 2017, o Ambulatório Filantrópico de Medicina Integrativa da Fundação ACL registrou 2.497 atendimentos gratuitos, destinados prioritariamente a pacientes com doenças graves ou complexas.

Uma renomada equipe de 22 médicos voluntários proporcionou mais de 2.000 horas de atendimento gratuito.

Além de acupuntura, homeopatia, fitoterapia e BDORT, novas técnicas de tratamento como ozonioterapia e fotonterapia foram mais recentemente adotadas e já estão beneficiando diversos pacientes.

Projeto Escola Vida

Há 19 anos, a Fundação ACL desenvolve o Projeto Escola Vida, um programa de formação humana que emprega a Técnica ACL e é dirigido a crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em 2017, tivemos a participação de 581 alunos por semestre, com idades de 9 a 15 anos, em 4 escolas da cidade de São Paulo.

Escola Classes Alunos
E.E. Profa. Helena Lemmi 4º ano
5º ano
87
102
E.E. Dona Pérola Byington 6º ano
7º ano
150
93
E.E. Júlio Ribeiro 6º ano
66
EMEF Enéas Carvalho de Aguiar 6º ano
83
Total
581       

O projeto é bem avaliado pelos alunos. No questionário que eles preencheram no final do ano letivo de 2017, 78% dos alunos afirmam que as aulas os estimularam a refletir sobre suas vidas.

Abaixo, alguns depoimentos de alunos que participaram do Projeto Escola Vida em 2017:

  • 83% dos alunos afirmam que as aulas os estimularam a refletir sobre suas vidas;
  • 75% começaram a pensar sobre o futuro, com ajuda das aulas;
  • 61% afirmam que tomaram alguma decisão sobre o seu futuro;
  • 72% disseram que se dedicam mais à escola;
  • 71% afirmam que as aulas os ajudaram a ficar mais confiantes.

Quanto à avaliação feita pelos professores das escolas conveniadas, que acompanham diariamente esses alunos, constatamos que:

  • As aulas foram importantes porque me ajudaram a abrir os olhos e acordar para a vida. (Aluno de 11 anos)
  • Eu percebi que por causa do projeto eu tenho que lutar pelas coisas que eu quero e ajudar as pessoas que cuidaram de mim quando eu precisei. (Aluno de 11 anos)
  • Eu achei muito bom, eu falei tudo que estava preso na minha garganta. Isso foi bom demais e eu sei falar a verdade. É só isso que eu tenho para falar. (Aluna de 11 anos)
  • O Projeto Escola Vida me ajudou a melhorar tudo em mim, eu me sinto mais livre, eu vou conseguir, e vou lutar para ter aquilo que quero. (Aluno de 10 anos)
  • Foi importante para mim, porque ela me fez reavaliar as minhas escolhas, ações e decisões, e no meu próprio jeito de olhar a minha vida, e o mais importante me fez olhar com um ponto de vista diferente, diferente e de um jeito bom. (Aluno de 10 anos)
  • Gostei do Projeto porque minha mãe gritava comigo, mas agora que eu conversei com ela, ela não grita mais. (Aluna de 9 anos)

Tais resultados somente foram possíveis graças aos doadores da campanha Adote um Aluno, e à dedicação de nossos professores voluntários.

Palestras e Workshops

A Fundação ACL promove regularmente palestras, workshops e dinâmicas com temas de interesse coletivo e coerentes com seus objetivos de formação humana. Em 2017, foram desenvolvidas 31 atividades, com a presença de 715 participantes::

  • 7 dinâmicas de Constelação Familiar
  • 5 palestras “A Vida com Saúde é Bem Melhor”
  • 4 palestras “Eneagrama, o Caminho do Autoconhecimento”
  • 3 workshops “Eneagrama – Conhecer para Transcender”
  • 3 cursos “PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental”
  • 3 palestras “Qual o Limite para Desenvolver sua Mente? ”
  • 2 palestras “A Semente do Conflito”
  • 2 dinâmicas “Dançaterapia, a Alegria em Movimento”
  • 1 palestra “Morte é Assunto de Criança”
  • 1 palestra “Coaching e Felicidade”

Eventos

Em novembro de 2017 a Fundação ACL promoveu um evento para comemorar seus 30 anos de atividades, um show musical com Toquinho e Eliete Negreiros, que generosamente abriram mão do cachê da apresentação.

Origem dos Recursos

A maior parte da receita da Fundação ACL advém de doadores (pessoa física), na forma de doações mensais (mantenedores ou campanhas), ou de eventos:

Doações mensais de Mantenedores 29%
Doações Mensais para a Campanha Adote um Aluno 15%
Doações eventuais de alunos, pacientes e apoiadores 17%
Campanhas: Ação entre Amigos e ingresso para o show dos 30 anos 19%
Locação de salas a terceiros 12%
Vendas (bazar, brechó e venda de apostilas) 5%
Cursos e workshops pagos 3%

Fundação ACL, março de 2018.