Relatório 2018

Relatório das Atividades Desenvolvidas na Fundação ACL no Ano de 2018

Em 2018, a Fundação ACL, que tem como escopo formar lideranças através do autoconhecimento e prestar de serviços na área de medicina integrativa, desenvolveu as seguintes atividades filantrópicas, todas gratuitas:

Cursos de Formação Humana Através do Autoconhecimento

O patrimônio institucional da Fundação ACL é a Técnica ACL, uma técnica comportamental objetiva, prática e rápida, que permite ao ser humano tomar posse de suas qualidades autênticas, bem como conhecer e aceitar as próprias limitações. Desde seu início, em 1987, mais de 3 mil alunos já participaram dos cursos oferecidos pela Fundação ACL.
Em 2018, foram ministrados 20 cursos, todos gratuitos:

Integração no Ambiente 3 cursos
Tensão e Ansiedade 3 cursos
Vencedores, Não Vencedores e Perdedores 4 cursos
Medos 2 cursos
Comunicação Afetiva 1 curso
Roteiros de Vida 1 curso
Relações Humanas 2 cursos
Formação de Professores Voluntários 2 cursos
Tendências Neuróticas 1 curso
Formação de Professores Voluntários 1 curso
Ações Construtivas 1 curso
Autoestima 1 curso

Além desses cursos, abertos ao público em geral, foram criadas duas novas atividades:

  1. Dinâmica Avançada de Autoconhecimento. Com características diferenciadas em relação aos cursos tradicionais da Técnica ACL, participam dessa atividade somente alunos que já fizeram os três cursos básicos da Fundação ACL: Integração no ambiente; Vencedores, não vencedores e perdedores; e Tensão e Ansiedade.
  2. Autoconhecimento e Relações Humanas para Médicos: curso criado com o objetivo de fomentar uma interação mais humanizada e eficaz entre médico e paciente. Para isso, como ponto de partida, é indispensável o profissional conhecer bem as próprias emoções. Participaram do curso 31 médicos, num total de 100 horas/aula.

Em 2018, a Fundação ACL bateu um recorde, oferecendo quase ais de 1.200 horas-aula, totalmente gratuitas. Participaram das aulas 666 alunos..

Ambulatório Filantrópico de Medicina Integrativa

O ambulatório de medicina integrativa da Fundação ACL atende prioritariamente casos de difícil solução, aplicando as técnicas de BDORT, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, ozonioterapia e fotonterapia.

Em 2018, o ambulatório registrou 2.689 atendimentos gratuitos, com uma equipe de 21 médicos voluntários.

O atendimento, anteriormente restrito às sextas-feiras, foi estendido também às quartas-feiras, com um grupo de médicos especializados em dor crônica.

No início de 2018, por decisão do Conselho Curador, foi criado o Consultório Médico, para pacientes que possam pagar suas consultas. Foram montados dois consultórios, que atendem com hora marcada, às terças e quintas-feiras. A receita advinda dessas consultas é aplicada em insumos do próprio ambulatório médico.

Os médicos do ambulatório da Fundação ACL participaram de 2 cursos externos para médicos, na UNIUBE (Universidade de Uberaba) e na FAPES (Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na Área de Saúde), e de 4 palestras de “Vida Saudável” para funcionários do Grupo CCR.

Projeto Escola Vida

O Projeto Escola Vida é um programa de formação humana dirigido a crianças da rede pública de ensino, baseado na Técnica ACL. Entre outros benefícios, estimula a reflexão pelo aluno, levando-o ao autoconhecimento, à elevação da autoestima, ao convívio saudável, à boa comunicação, a projetos de vida objetivos e à liderança de modo geral.

Todos os professores e colaboradores do Projeto Escola Vida são voluntários, treinados na Técnica ACL.

Em 2018, participaram do Projeto Escola Vida 453 alunos, com idades de 9 a 15 anos, em 3 escolas do município de São Paulo:

Escola Classes Alunos
E.E. Profa. Helena Lemmi 4º ano
5º ano
90
89
E.E. Dona Pérola Byington 6º ano
7º ano
8º ano
82
92
53
E.E. Prof. Carlos Pasquale 4º ano
5º ano
827
20
Total
453       

Palestras e Workshops

A Fundação ACL promove regularmente palestras, workshops e dinâmicas com temas de interesse coletivo e coerentes com seus objetivos de formação humana.
Em 2017, foram desenvolvidas 22 atividades, com a presença de 576 participantes::

  • 5 dinâmicas de Constelação Familiar
  • 5 palestras “A Vida com Saúde é Bem Melhor”
  • 3 palestras “Eneagrama, o Caminho do Autoconhecimento”
  • 4 workshops “Eneagrama – Conhecer para Transcender”
  • 1 workshop de Vida Saudável (BDORT para leigos)
  • 1 palestra de Mindfulness
  • 1 curso de Mindfulness, com 10 aulas
  • 2 palestras de Biodança

Origem dos Recursos

A maior parte da receita da Fundação ACL advém de doadores (pessoa física), na forma de doações mensais (mantenedores ou campanhas), ou de eventos:

Doações mensais de Mantenedores 30%
Doações Mensais para a Campanha Adote um Aluno 11%
Doações eventuais de alunos, pacientes e apoiadores 12%
Campanhas: Ação entre Amigos e ingresso para o show dos 30 anos 12%
Locação de salas a terceiros 14%
Consultas médicas pagas 4%
Vendas (bazar, brechó e venda de apostilas) 6%
Cursos e palestras extermas 6%
Cursos e workshops pagos 6%

Em 2019, a Fundação ACL manterá a continuidade de suas atividades-fim e buscará sua expansão à medida que novos recursos possibilitem o atendimento a um maior número de beneficiários nos cursos gratuitos, no Projeto Escola Vida e no ambulatório de medicina integrativa.

Fundação ACL, fevereiro de 2019.