Eneagrama: Conhecer para Transcender

Abraham Maslow

"O que um homem é capaz de ser ele deve sê-lo. Ele tem que ser verdadeiro com a sua própria natureza."
Abraham Maslow


Esta necessidade, este chamado, este desejo do retorno à nossa verdadeira natureza é o que Maslow chamou de Autorrealização.
O vazio interior que tantas vezes nos incomoda é causado pelo distanciamento do nosso propósito de vida, da autorrealização autêntica.

George Ivanovich Gurdjieff"Existem de fato mentes inquiridoras, que anseiam pela unidade do coração, que a buscam, empenham-se para resolver os problemas colocados pela vida, tentam penetrar na essência das coisas e dos fenômenos e adentrar em si mesmos. Se um homem raciocina e pensa de forma mais consistente, independentemente do caminho que ele siga na solução desses problemas, ele deve inevitavelmente regressar a si mesmo, e começar com a solução do problema do que ele mesmo é e qual o seu lugar no mundo à sua volta."
George Ivanovich Gurdjieff

É somente a partir do Autoconhecimento que podemos adquirir este novo olhar, este novo caminho que conduzirá à Autorrealização.

O autoconhecimento permite que nossa verdade absoluta seja conhecida, nos mostra um novo modo de pensar que faz com que aproveitemos totalmente o nosso potencial intrínseco e assim possamos definir de forma objetiva e prática as nossas metas e objetivos.

Vivências e exercícios práticos, que integram corpo, mente e emoções, ajudam a interiorizar os conhecimentos adquiridos, incorporando-os ao nosso dia a dia, ao nosso novo Ser.

Nosso workshop oferece este caminho e as chaves para o aproveitamento do pleno potencial, da essência de cada indivíduo.

Qual a Origem do Eneagrama?

O Eneagrama tem suas origens numa sabedoria milenar, que remonta aos Sumérios, 2.300 anos antes de Cristo. Inicialmente transmitido apenas através de uma tradição oral, surge pela primeira vez no ocidente, trazido por G. I. Gurdjieff no início do século XX, após uma peregrinação de 20 anos pelo Oriente.

Nos anos 1950, o boliviano Óscar Ichazo conhece, se aprofunda e começa a transmitir os ensinamentos do Eneagrama para grupos que visam o crescimento psicológico e em 1970 Claudio Naranjo, um famoso psiquiatra chileno, após conhecer o trabalho se encanta, integra o conhecimento psicológico e começa a difundir nos Estados Unidos o Eneagrama dos tipos, como conhecemos atualmente.

Nesses pouco mais de 40 anos, em função de seu caráter prático, o Eneagrama tem sido adotado cada vez mais por empresas e organizações em programas de desenvolvimento de recursos humanos e comportamentais.

Público Alvo

É formado por qualquer pessoa que busca um maior e real autoconhecimento, uma melhor comunicação interpessoal e a perfeita compreensão da real imagem pessoal e profissional.

O Eneagrama é também uma ferramenta fantástica para gestores, gerentes, supervisores e quaisquer profissionais envolvidos com a formação e gerenciamento de equipes, possibilitando um melhor aproveitamento dos próprios talentos e de cada colaborador.

Objetivos

O workshop objetiva levar cada participante, através do autoconhecimento, a aproveitar totalmente o potencial individual intrínseco e traçar de forma objetiva e prática metas e objetivos. O workshop objetiva ainda, através de uma melhor comunicação interpessoal, facilitar a busca e o reconhecimento de parcerias evolutivas e a consciência da autoimagem.

O workshop permitirá também, através de vivências e exercícios, a consciência e definição de metas e direcionamentos a serem tomados nos momentos mais importantes da vida pessoal e profissional, no sentido do desenvolvimento de um Ser Total e Integral.

Conteúdo

Alguns tópicos abordados:

  • Histórico;
  • Leis: do 1, do 3 e do 7;
  • Tipologias;
  • Paixões, Dons e Convites;
  • Centros Energéticos;
  • Determinação do Tipo;
  • Os 9 Tipos - Conhecendo e Vivenciando;
  • Objetivos Motivadores;
  • Grupos Harmônicos (Temas Principais);
  • Diálogo com a Paixão e com o Dom;
  • Hierarquia de Necessidades de Maslow;
  • Autorrealização;
  • Flow (Fluxo);
  • Asas e Setas;
  • Integração e Desintegração;
  • Auto Imagem;
  • Idealização;
  • Vivência dos Tipos;
  • Idéias Santas;

Fotos do Workshop realizado nos dias 11 e 12/novembro 2017

Fotos do Workshop realizado nos dias 10 e 11/junho 2017

Fotos do Workshop realizado nos dias 08 e 09/abril 2017

Fotos do Workshop realizado nos dias 19 e 20/novembro 2016

As edições anteriores do Workshop foram um grande sucesso, com alto grau de satisfação. Na edição mais recente obtivemos 97% de ótimo em todos os quesitos, aprovação por 100% dos participantes, 86% dos participantes declararam que o workshop foi “muito importante” para sua vida (e os demais, que foi importante).
Veja alguns comentários / depoimentos dos participantes:

"Passei dois dias maravilhosos! Foi uma experiência muito especial! Estou feliz e grata pela oportunidade de me autoconhecer!"

Vania de Andrade

"Excelente, profundo, encantador. Para um workshop de curta duração, superou minhas expectativas. Muito interessantes os propósitos e a abordagem da ACL. Parabéns!"

Wilson F. P. da Silva

"Com os cursos da ACL, tenho descoberto em mim talentos natos, que estariam adormecidos."

Silvana Rodrigues

"O curso é realmente surpreendente, porque nos apresenta ferramentas reais para nosso autoconhecimento e consequente crescimento. Tem poder libertador do encontro com nossa verdade."

Sara S. Silva e Pinto

"Achei a experiência vivenciada no workshop extremamente interessante. Entrar em contato com o seu interior, te confronta com seus medos e bloqueios de potencialidades. Indiscutivelmente é uma possibilidade de equilíbrio e melhoria como pessoa e ser social."

Leandro dos Santos Pinto

"O quanto me sensibilizo, o trabalho e a atuação de cada pessoa, na ACL nas suas diferentes áreas de atuação."

Valeria Serrano

"Que os pontos de escuridão no meu íntimo se voltem na direção da luz, para que possamos ser livres na mais pura essência."

Elaine Molina

"Agradeço o carinho e a forma como fui recebida e direcionada para o tema. A condução e construção do curso fez com que aos poucos as dúvidas fossem triadas e o contato com o Eneagrama se fez de forma simples, porém profunda. Gratidão!"

Simone M. Paxeira

"Essa experiência foi fantástica pois se autoconhecer é o início de tudo e com as vivências tudo vem à tona e entendemos os caminhos a serem seguidos para nossa autorrealização, tudo depende somente de nós e portanto com a chave desse conhecimento a autorealização fica mais próxima."

Sergio Yamamoto

"Gostei muito. Me trouxe ótimas experiências. Dinâmicas bem montadas. Curso excelente. Recomendo."

Roberto A. Nascimento

"A ACL é ótima escola, professores excelentes, instalações adequadas, bom atendimento, estou satisfeito por ter participado deste workshop."

Haroldo R. de Oliveira

"Jamais imaginei que um workshop de 16 horas pudesse ser tão rico e esclarecedor sobre o autoconhecimento. A metodologia é impressionante e recomendo a todas as pessoas."

Tiago Peliçari

"Este trabalho é maior que autoconhecimento, é um conhecimento de apoderamento na totalidade de quem sou, me permitindo acolhimento, contemplação, negação-aceitação, sem julgamento."

Mara Flores

"Excelente oportunidade para entender essa ferramenta poderosa de autoconhecimento, integrando o corpo a experiência durante o workshop."

Nathalie Helman

"O conhecimento do Eneagrama me ajudou a superar medos e angústias e me tornou uma pessoa mais madura, que sabe fazer escolhas a partir de uma visão da realidade e não do meu imaginário."

Solange Corbo

"Foi enriquecedor, produtivo de forma lúdica e prazerosa. Este dia foi um marco na minha vida para eu fazer mudanças de atitude e ressignificação."

Katia Mendes

"Tanto a parte teórica como a dinâmica corporal têm uma linha de ensinamento muito clara e transparente, de fácil entendimento em qualquer nível."

Gislene M. Rezende

"Além da competência profissional dos facilitadores, existe uma competência afetiva, percebida no ambiente, na recepção, no coffee-break."

Kênia Tavares

"O Eneagrama é uma ótima oportunidade de autoconhecimento, de despertar as diferentes formas de interagir na vida e de realmente entender a autorrealização, a possibilidade de nos conectarmos com nossa essência."

Eliane Barion

"Excelente ferramenta percepção de encontro com a minha essência e de como lidar com o meu ego."

Maritza Rebouças

"Esse workshop foi muito bem organizado e ministrado, as vivencias fazem toda a diferença na absorção do conteúdo, adorei tudo e todos, ótima ferramenta de autoconhecimento. Parabéns a todos da ACL e obrigada."

Gabriela C. Queiroz

"O curso é bastante enriquecedor e é um instrumento bastante sólido e prático para ampliar os horizontes, na busca da autorrealização e viver com plenitude."

Leda Jojima

"Muito interessante e didático, o autoconhecimento é o caminho para a autorrealização e a iluminação. Valeu a pena participar."

Roberto H. Ogawa

"Cheguei aos 53 anos vivendo numa zona de conforto; recebo um convite para fazer um tal de Eneagrama, e da noite para o dia paro e respiro, reluto ainda, tenho medo, não quero ouvir, por fim deixo meu dragão falar... foi algo profundo, difícil de aceitar a verdade... doeu muito! Chorei! Mas foi muito gratificante! Me redescobri... vou viver para mim!"

Maria Luciene dos Santos

"Agradeço a oportunidade para conhecer a técnica e entrar em contato coma a minha essência; foi gratificante o convite para sair do piloto automático."

Rodrigo Del Bianco

"Sem dúvida é um processo de interiorização e conhecimento de nossas fugas, defesas e saídas para os movimentos de conquista (autoconquista), ação positiva."

Gianfrancesco Bullo

"Foi muito rica a experiência, porque torna possível conhecer meu potencial e minhas limitações e acrescentando mais informações e recursos para meu desenvolvimento. Estou aprendendo a lidar melhor com as situações de conflitos internos, uma ferramenta essencial para reconhecer a nossa essência."

Arlete Maria dos Santos

"Curso muito interessante, nos faz refletir e pensar sobre nós mesmos e os cuidados ao avaliar e julgar o próximo com os nossos paradigmas e pré-conceitos que a gente vem acumulando e carregando durante toda a nossa vida."

Fabio Nogueira

"Gostei muito de poder me enxergar e ter a oportunidade de iniciar uma mudança no meu jeito de reagir / agir. E ser mais acertivo, mais participativo. Recomendo muito este curso."

Ivo Lusa

"O curso me trouxe uma nova visão da realidade, me ajudou a encarar tudo de outra forma e construir outros caminhos."

Paula Solange Araújo

"Foi muito positivo, me deu mais ferramentas para resolver minhas dificuldades."

Maria da Conceição de Souza

"Fantástico. Um verdadeiro manual de seu próprio eu e ser."

Ricardo dos Anjos Ramos