Tel.: (11) 5549.3880 / WhatsApp: (11) 98792.1429
R. Capitão Cavancanti, 297 - São Paulo - SP
Depoimentos

Depoimentos

Os depoimentos selecionados a seguir foram prestados em ocasiões diversas por ex-alunos dos cursos regulares da Fundação ACL, os quais autorizaram sua divulgação.
"Sob a batuta do método ACL, tive a oportunidade de desbravar áreas desconhecidas em meu íntimo, até então escondidas por certezas que se mostraram rasas e frágeis ante as questões que me foram propostas. Altamente recomendado para quem busca adentrar nessa senda árida do autoconhecimento."
Adriano L. Braz
"A Fundação ACL é uma organização séria e competente na promoção do desenvolvimento integral das pessoas. Os cursos, palestras e demais atividades que realiza há anos vem contribuindo para tornar indivíduos mais conscientes de seus potenciais e limitações e, com isso, cidadãos, mais aptos para exercer papeis de liderança em sua própria vida e nos grupos dos quais fazem parte."
João F. Resende
"Quando vim para o curso não estava a vontade, tinha receio de ser uma certa farsa, de que fosse superficial como um curso de autoajuda; no entanto as conversas, os textos e as explicações foram fundamentais no sentido de me autoquestionar e me manter silenciosa diante do discurso do outro, mesmo quando e não concordo. É um passo a mais no caminho do meu crescimento."
Nathalia M. dos Santos
"O curso é de excelente qualidade. Professor com domínio tanto do conteúdo quanto do direcionamento das aulas. O espaço físico das salas de aula é excelente, a área externa muito agradável e o zelo quanto à recepção da mesa de guloseimas tanto no momento da recepção quanto na hora do intervalo é motivador para os participantes. Parabéns para a equipe ACL por todo esse trabalho no desenvolvimento humano."
Janaina Mello
"Para mim, este curso auxiliou para que eu enxergasse coisas em mim, que eu não via e com isso me questionar e agora procurar melhorar aos poucos. Portanto esse curso me agregou muito. Recomendo."
Carolina Marante
"O professor é uma pessoa muito coerente, sensata, didática e humana, pois ao apresentar um tema tão delicado quanto “medos” nos faz refletir sobre como ele interfere e influencia em nossas tenções ao longo da vida."
Eduardo B. S. Sousa
"O curso é ótimo! Chegamos aqui com um ponto de interrogação do que iria tratar o curso “medos”. Pensei que poderia ser os medos que a pessoa tem e que ouvimos no dia a dia. Mas por incrível que pareça nossos maiores medos são internos, afetivos, são fechados, e por muitas vezes não conseguimos expor, etc. O curso nos dá a oportunidade de refletir nossas ações e repensar se realmente estamos reagindo corretamente conforme nossa crença. Refletir é um ponto maravilhoso, que nos faz conhecer a si próprio cada vez mais."
Barbara Fina
"Gostaria de agradecer à Fundação ACL e parabeniza-los pelo trabalho. A instituição com essa iniciativa gera esperança às pessoas. Alimentando nossa fome pelo conhecimento. Acredito que sou mais uma aluna que a ACL conquistou e fez novas ideias brilharem nos meus sonhos pessoais e profissionais. O curso sobre Medos não tirou o meu medo, mas me despertou a coragem que faltava."
Fernanda S. Araújo
"Curso extremamente eficiente, faz o indivíduo pensar de uma certa forma quais são seus medos ou barreiras que impeçam para alcançar seus objetivos, seja ele profissional ou pessoal."
Marcos C. Bontempo
"A ACL é uma 'mãe', aqui pude aprender com grandes mestres e conheci pessoas extremamente queridas que me possibilitaram trilhar novos caminhos em busca do autoconhecimento e levar essas novas experiências para minha família e amigos."
Priscila Kaiser
"O curso é muito rico, dinâmico, estimula muito suas emoções, sensações e razão. O professor é um perfeito questionador, realmente me pegou fundo com algumas certezas qaue tenho/tinha. Agradeço a oportunidade de aprender um pouco mais e pela divisão de conhecimento da ACL e da turma."
Gabriela Queiroz
"Eu amei os cursos, foi muito importante, está me ajudando como pessoa, no meu trabalho e com minha família, está mostrando onde estou errando e não só ver os erros dos outros."
Eva Irene da Silva
"Esse foi um curso que abriu a minha mente e ajudou a me conhecer melhor, inclusive auxiliou a trabalhar uma questão dentro de mim, explosão de um sentimento forte no meu íntimo que não sabia que tinha. Obrigada pela oportunidade."
Islene C. Mota
"A parte principal é nos remeter ao nosso interior, e refletir sobre como conduzimos nossas vidas e como podemos conviver com os novos e reveladores conhecimentos."
Mauro C.
"Fiquei realmente bem impressionado pela qualidade que encontrei na ACL. Cursos de muito boa reflexão, com boa infra e gratuitos."
Fabricio Saad
"O curso foi muito enriquecedor, pois me fez olhar mais para mim mesma, para o meu interior e procurar me perceber mais. Na maioria do tempo estou ocupada com diversos assuntos e não encontro tempo para me conhecer melhor. O curso me propiciou isto."
Ana Maria A. Gonçalves
"O curso superou minhas expectativas. A abordagem do assunto “medos” traz à tona conceitos e valores cristalizados na nossa infância e que não nos servem senão para gerar angústias e nos tornar apáticos à vida. A técnica utilizada nos convida a olhar “fundo” no nosso íntimo e buscar nossas próprias respostas, de forma suave e tranquila, mostrando que está ao alcance de todos superar traumas e dificuldades para ter uma vida plena e satisfatória."
M. Fátima Meira
"Relações Humanas sempre foi um desafio, porque sou muito tímida. Com este curso, sinto que me possibilita me relacionar com outros e principalmente me conhecer."
Solange Dilly
"O curso é uma maneira de complementar a busca pelo autoconhecimento e é extremamente enriquecedor por proporcionar uma reflexão sobre si e os outros. Além dos cursos, é possível perceber que a Fundação é um exemplo de serviço construtivo para a sociedade."
Thatiana Fraga
"O conteúdo é da melhor qualidade!"
Eliana Augusta Moreiro
"Adorei esse curso e recomendo, pois me fez olhar mais atentamente para o meu comportamento perante minha família e a todos à minha volta. Além disso, o curso me fez compreender mais as pessoas em suas falhas e entender suas possíveis motivações."
Fabiana R. Garcia
"Na ACL aprendi que “dar o primeiro passo” é o início da auto-evolução. E que tentar sem errar ou não se movimentar é não viver, é morte. A vida toma forma quando começamos a nos movimentar."
Nathalia N. Dias
"Muito obrigada por ter me recebido aqui na ACL, eu fiquei muito grata pois pude me auto-conhecer um puco, me trouxe para a realidade. Gostaria de fazer outros cursos. Estou mais calma perante minha família e trabalho."
Eva Irene da Silva
"Entrei (no curso) com o objetivo de realizar uma complementação de horas para minha faculdade de Enfermagem. E estou saindo com conhecimento da minha própria pessoa, sabendo quem eu realmente sou, o que tenho que mudar, sabendo lidar com meus limites e com os outros. Sabendo respeitar principalmente os limites dos próximos."
Maria Cleide C. Campos
"Estou muito feliz, pois desde que entrei na Fundação ACL estou cada vez melhor e sei que cada curso que eu fizer vou ter mais conhecimento de mim mesmo."
Micaela Almeida
"Na ACL você aprende a colocar suas opiniões, seus problemas, seus desejos; compartilhar os fatos que acontecem com você e ver também a situação que os outros passam; e buscar o autoconhecimento."
Isaura Y. T. Morimoto
"Estou muito grata e satisfeita com os cursos da Fundação. Ótimos professores e ótimas instalações."
Silvana P. Sodré
"Durante o curso, percebemos que os assuntos abordados dizem respeito a todos nós. Percebemos que não somos “um bicho de sete cabeças” e podermos através da reflexão, buscar o autoconhecimento. O curso me ajudou a aliviar minhas neuras."
Tania M. Reis
"O curso de Vencedores nos apresenta ferramentas para autoconhecimento, que nos permitem tomar posse de nossos objetivos de vida."
Rodrigo Del Bianco
"Ajudou muito a entender melhor o comportamento humano, e me conhecer melhor."
Marcia Rochine Zitman
"A cada curso da ACL estou me conhecendo e me relacionando melhor com o ambiente, família e a mim mesmo."
Ana Claudia Westmann
"Comecei a frequentar os cursos da ACL em busca de uma melhoria na qualidade de vida, através do autoconhecimento. Hoje me sinto melhor com relação a mim mesma e vivo com mais tranquilidade, mesmo sabendo que ainda tenho muito a aprender."
Fernanda Dias
"Sempre procurei me autoconhecer, e com a ACL a experiência tem sido muito positiva e produtiva."
Angela Gardin Pareja
"O curso Integração no Ambiente me faz enxergar o meu Eu, possibilitando assim discernir com mais acertos; está sendo fantástico!"
Gergio Mazzeti
"Superou minhas expectativas, tanto que o recomendo a meus amigos e familiares."
Debora Midori Kubatamaia
"Faz um ano que frequento a ACL, os cursos me fizeram pensar e descobrir coisas adormecidas dentro de mim e a refletir melhor meu comportamento e ter mais compreensão com as pessoas."
Pedro Batista Menis
"Quero antes de tudo agradecer a acolhida. O curso foi muito bom para o meu desenvolvimento pessoal e emocional. Crescer e compreender a razão dos medos que enfrentamos, bem como lidar com pessoas que convivemos e interagir com todos."
Myrna Verardi Olivato
"Como foi importante participar deste curso, com pessoas tão diferentes e com 'problemas' tão parecidos; gostei muito desta experiência."
Lea Correia
"Sou fã da ACL, me identifico com o conceito, conteúdo e abordagem da visão do indivíduo, a ponto de querer ser um voluntário. Obrigado."
Gianfrancesco Bullo
"Curso instigante, que leva à reflexão profunda de nossos valores, medos e angústias."
Carlos Eduardo Alves
As 11 coisas mais importantes que aprendi com a ACL:
  1. não sou e não preciso ser perfeita. Ser eu mesma já basta. Os erros cometidos servem e devem ser usados como aprendizado. Não há problema em errar, por isso não precisamos nos justificar ou culpar outras pessoas por eles.
  2. respeitar minhas limitações e a dos outros. Com isso me tornei menos ansiosa e minha comunicação com os outros melhorou muito, já que as pessoas se sentem respeitadas por isso.
  3. a confiar mais em mim, fazer valer meus direitos, ir atrás do que é importante para mim, enfim, tomar posse de minha vida.
  4. me conhecer melhor, adequar minhas necessidades com a do meu ambiente de forma equilibrada, para que todas as partes envolvidas tenham seu espaço sem invadir a do outro.
  5. a não levar para o lado pessoal o que dizem a meu respeito. Os comentários são apenas uma opinião do interlocutor, não uma verdade absoluta, que eu deveria assinar embaixo.
  6. a agir focando sempre nos meus objetivos, em todos os planos, não apenas reagir a um estímulo recebido do ambiente.
  7. focar sempre nas coisas boas que acontecem a todo momento, usufruindo ao máximo do tempo presente, com seus cheiros, sons, gostos, imagens e aproveitando as oportunidades únicas que aparecem a todo momento.
  8. que minha riqueza não está baseada no quanto eu tenho, mas sim no que eu sou e o quanto eu tenho para dar.
  9. que cada um dá o que tem, então aprendi a receber e valorizar o que me dão, da forma como me dão.
  10. a pessoa que agride, por alguma motivo está se sentindo ameaçada. É só acalmar essa sensação que a agressividade deixará de existir.
  11. se eu desejo alguma coisa, basta dizer claramente o que eu quero e/ou ou agir em sintonia com esse desejo para sua realização. A chance de eu conseguir é muito maior, do que se eu ficasse esperando que os outros os adivinhassem meus desejos ou que um milagre acontecesse.
Resumindo: hoje sou menos ansiosa, mais focada, mais tolerante, mais feliz e realizada. Com isso, consegui também melhorar a vida das pessoas que estão a minha volta fazendo com que elas também fiquem menos ansiosas, mais focadas, mais tolerantes, mais felizes e realizadas."
Telma Corte, aluna dos cursos da Técnica ACL desde 2011
"A saída da empresa onde trabalhei durante 26 anos causou-me um impacto não só financeiro, más principalmente emocional. Passei a tomar antidepressivo, coisa que me deixava mais deprimido ainda.
Foi ai que fui convidado a participar da ACL por uma amiga que tenho desde a faculdade. Então, fui fazendo os vários cursos disponibilizados (Integração no Ambiente, Tensão e Ansiedade, Vencedores, Medo, Envelhecimento, Curso para Voluntários...
Foi aumentando minha percepção da vida, fui me fortalecendo, conversando com outras pessoas nos cursos e fazendo com que no decorrer deles a minha autoconfiança fosse retornando, o horizonte foi se abrindo, e percebi que eu na verdade tinha me libertado de um tipo de vida que eu levava e poderia me dedicar a muitas outras coisas que também me dariam satisfação, e com isso fui deixando de tomar aqueles remédios e me tornando quem sou hoje, uma pessoa mais alegre, capaz de dar a volta por cima, uma pessoa que ama ajudar o próximo, que vive bem com a família. Só tenho agradecimentos a fazer à ACL, aos professores, às pessoas que colaboram para que ela exista, pois efetivamente é um apoio que tenho, eu sinto muito orgulho em dizer que faço parte da ACL, que eu pertenço também a este grupo de pessoas que se juntam para fazer um bem a alguém ou a uma comunidade.
Por mais que eu tivesse uma posição de liderança nas empresas que trabalhei, tendo vários subordinados, tendo feito diversos cursos sobre gestão de pessoas, para saber lidar com eles, cada um à sua maneira, foi no trabalho como professor voluntário das crianças de 5ª série lá no Pérola que veio a coroação de tudo isso. Toda a experiência que adquiri nos meus 50 anos de idade posso usar com eles, aliado à técnica da ACL em passar informação a através dos Contos. Me dá muita satisfação fazer o que faço, e me dedico ao máximo para que eles também sintam satisfação de estarem lá na aula num sábado pela manhã, sendo que eles poderiam estar fazendo muitas outras coisas naquele mesmo horário. São crianças muito carentes de tudo e principalmente de amor, carentes de terem alguém com tempo exclusivo para eles, dando atenção e respeito pela individualidade de cada um deles. E tem dado certo. Isso é incrível !!!".
Valter Rossi Jr, aluno dos cursos da Técnica ACL desde 2011, e voluntário do Projeto Escola Vida desde 2012.
"Eu conversava com um grupo de amigos sobre a situação das desigualdades deste nosso querido país, quando uma amiga comentou "Puxa gente, o que nosso povo precisa eh se educar, ter auto estima, tomar posse...”. Eu quis saber mais a respeito desta ideia, e ela me apresentou a Fundação ACL.
Entrei no Projeto Escola Vida. Engraçado que no início achei que o mais importante era participar do projeto e ajudar da melhor forma possível a nossa equipe de Voluntários, quanto as aulas na ACL sobre Ansiedade, Medos, Introdução ao Meio Ambiente, Vencedores... e etc., bem isto era para os mais jovens. Eu ora, não precisava...não tinha tempo.
Foi ai que eu fui ouvindo a conversa dos professores, orientando os alunos do Projeto Escola Vida e aos poucos fui "arrumando tempo" para frequentar as aulas durante a semana, a noite após o trabalho.
Durante as aulas, primeiro você vai identificando pelos temas, seus familiares e colegas de trabalho, depois a "ficha" vai caindo e você vai se enxergando e entendendo na pratica que realmente você precisa se conhecer (Autoconhecimento), se conscientizar (Conscientização), para poder ensinar (Liderança). Ou seja o Método ACL realmente é perfeito e modifica as pessoas.
Além de ajudar, fui e estou sendo ajudado, tanto pela Técnica ACL, quanto pelos colegas e principalmente pelas crianças do projeto. Posso afirmar que hoje, passados apenas um ano que frequento a ACL, minha vida que eu achava que já era boa, mudou para melhor.".
Milton Castiglione – Voluntário do Projeto Escola Vida desde 2012 e aluno dos cursos da Técnica ACL desde 2013

Quer deixar seu depoimento?

Gostaríamos de saber como foi sua experiência com os nossos cursos, palestras e workshops. Envie seu depoimento.

Nosso Endereço

 

Apoiadores

Faça sua Doação

Paypal
PagSeguro
A Fundação ACL agradece e se compromete a aplicar integralmente os recursos recebidos na realização de seus objetivos sociais.

© Fundação ACL
R. Capitão Cavalcanti, 297
04017-000 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Tel.: (11) 5549.3880 | WhatsApp: (11) 98792.1429