O ano de 2021 não foi muito diferente de 2020. As limitações impostas pela pandemia continuaram pelo segundo ano consecutivo, e continuamos com as medidas restritivas e com recursos limitados.
Apresentamos abaixo os principais resultados de 2021:
A Técnica ACL é o patrimônio institucional da Fundação ACL, que permite ao aluno tomar posse de suas qualidades autênticas, bem como conhecer e aceitar as próprias limitações.
Normalmente as aulas são presenciais, mas com as restrições impostas pela pandemia, as aulas em 2021 continuaram online. Foram ministrados 30 cursos. Desses, 30% foram cursos de 20 aulas (Integração no Ambiente, Tensão e Ansiedade, e Vencedores, Não Vencedores e Perdedores), e 70% de curta duração, com 8 aulas (Roteiros, Medos, Relações Humanas, Comunicação Afetiva, Ações Construtivas, Autoestima, Lidando com o Estresse, e Amor e Casamento).
Participaram 1.146 alunos, uma média de 38 alunos por curso.
O Ambulatório de Medicina Integrativa da Fundação ACL, por ser o campo de estágio da AMBBDORT (Associação Médica Brasileira de Bi-Digital O-Ring Test), tem função assistencial e de ensino. Conta com uma equipe de 20 médicos formados pela AMBBDORT, que em 2021 dedicaram mais de 2.300 horas de trabalho voluntário.
O atendimento filantrópico continua às sextas-feiras, mas alguns atendimentos a pacientes de maior gravidade acontecem em outros dias também. No ano de 2021, com a redução de atendimento por conta da pandemia de COVID-19, registramos 1.903 atendimentos gratuitos.
Continuamos a atender casos mais graves (oncológicos, neuropsiquiátricos, dor refratária e COVID, entre outros), mas reduzimos o atendimento global evitando aglomeração, como parte dos esforços e ajustes necessários ao enfrentamento da pandemia. Grande parte de nosso atendimento e pesquisa também se relacionou ao Sars-CoV-2 e seus impactos na saúde humana.
A Fundação ACL conta com consultórios pagos, onde os pacientes são atendidos com hora marcada, por médicos instrutores da AMBBDORT. Em 2021, foram 591 atendimentos pagos. E juntamente com a o Curso Anual de BDORT e outros cursos ligados a Medicina Integrativa e promoção de Saúde ajuda a gerar recursos para despesas do Ambulatório e da Fundação.
O Projeto Escola Vida é um programa de formação humana dirigido a crianças da rede pública de ensino, baseado na Técnica ACL.
O ano de 2021 foi focado no desenvolvimento e na capacitação dos professores para o melhor engajamento e utilização de recursos de mídia e técnicas de ensino presencial e a distância. Foram aplicadas 136 horas de treinamento com profissionais especializados.
Com a pandemia, as aulas presenciais foram suspensas. Em outubro de 2021, elas retornaram em duas escolas (Escola Estadual Rodrigues Alves e Escola Estadual Calixto de Souza), e em dezembro, em uma terceira (EMEB Anna Rita Alves Ludke, de Jundiaí).
Nosso público-alvo foram crianças do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental e o EJA (Educação para Jovens e Adultos - antes denominado Supletivo), num total de 414 alunos.
Conseguimos manter nossas atividades, mesmo de forma limitada, e assim como em 2020, as despesas foram maiores que as receitas.
No final do ano, lançamos a campanha Ação entre Amigos e, felizmente, pudemos contar com a colaboração de grande número de pacientes, alunos e amigos.
A receita da Fundação em 2021 foi assim estratificada:
Agradecemos a todos que colaboraram conosco.
Fundação ACL, março de 2022
Dra. Sumie Iwasa
Presidente do Conselho Curador da Fundação ACL
Paulo Fukuzaki
Diretor Presidente da Fundação ACL