O ano de 2022 foi melhor que o anterior, mas continuamos com recursos limitados.
Conseguimos manter nossas atividades e equilibrar despesas e receitas, graças principalmente a 4 fatores:
Apresentamos abaixo os principais resultados para cada atividade:
A Técnica ACL é o patrimônio institucional da Fundação ACL, que permite ao aluno tomar posse de suas qualidades autênticas, bem como conhecer e aceitar as próprias limitações.
As aulas continuaram sendo online, como em 2021, num total de 412 horas-aula. Anunciamos alguns cursos presenciais, mas houve poucas inscrições.
Foram ministrados 25 cursos, sendo 3 longos, de 20 aulas (Integração no Ambiente, Tensão e Ansiedade, e Vencedores, Não Vencedores e Perdedores), e 22 curtos, com 8 aulas (Roteiros, Medos, Relações Humanas, Comunicação Afetiva, Ações Construtivas, Autoestima, e Amor e Casamento).
Tivemos a participação de 486 alunos, uma média de 19 alunos por curso. Desse total, 94 alunos são funcionários do Shopping do Cidadão, nosso novo parceiro.
O Projeto Escola Vida é um programa de formação humana, baseado na Técnica ACL, dirigido a crianças e adolescentes do 4o ao 6o ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino.
Após 2 anos de covid, em 2022 voltamos à nossa atividade normal.
Estivemos presentes em 4 escolas: Escola Estadual Flávia Vizibelli Pirró (Jabaquara), Escola Estadual Júlio de Mesquita Filho (Ipiranga), Escola Estadual Calixto de Souza (Vila Moraes) e EMEB Anna Rita Alves Ludke (Jundiaí).
Foram ministradas 575 aulas, todas dentro da carga horária das escolas, e foram beneficiados 970 alunos de 9 a 12 anos de idade, em 42 salas de aula.
A pedido da Escola Estadual Rodrigues Alves (Av. Paulista), utilizamos a mesma metodologia do Projeto para beneficiara alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) desta escola. Foram mais 284 aulas, para 257 alunos, em 6 salas de aula.
O Ambulatório de Medicina Integrativa da Fundação ACL conta com uma equipe fixa de 20 médicos (mais os participantes eventuais), todos formados pela AMBBDORT Possui 3 atividades:
Em 2022 os médicos doaram mais de 2.600 horas de trabalho voluntário. Além das práticas de acupuntura, fitoterapia e Ozonioterapia, em 2022 iniciamos as práticas de Qigong (pronuncia-se Chi Kung) e Terapia Neural.
Registramos 1.699 atendimentos gratuitos, grande parte relacionados a sintomas pós-covid e seus impactos na saúde humana.
O atendimento filantrópico acontece às sextas-feiras, mas alguns pacientes de maior gravidade são atendidos também nos outros dias da semana, inclusive sábado e domingo.
O ambulatório filantrópico também tem função de ensino, pois é o local de estágio dos médicos formados pela AMBBDORT (Associação Médica Brasileira de Bi-Digital O-Ring Test).
As consultas pagas foram instituídas em 2018, e sua receita é integralmente utilizada a aquisição de insumos e equipamentos para o ambulatório filantrópico.
Nessa modalidade, os pacientes são atendidos com hora marcada, por médicos instrutores da AMBBDORT. Em 2022, foram 914 atendimentos pagos, 70% mais que no ano anterior.
Além de dois cursos de BDORT, em 2022 o Ambulatório promoveu um Curso de Ozonioterapia, outro de Qigong (Chi Kung) e Terapia Neural para médicos, e algumas palestras para o público em geral: de Vida Saudável e Efeito das Ondas Magnéticas na Saúde.
A receita líquida desses cursos é destinada às atividades da Fundação ACL.
A receita da Fundação em 2022 está assim estratificada:
Agradecemos a todos que colaboraram conosco.
Fundação ACL, março de 2023
Dra. Sumie Iwasa
Presidente do Conselho Curador da Fundação ACL
Elson Dinardi
Diretor Presidente da Fundação ACL