Todos nós sentimos necessidade de receber e dar afeto. Do mesmo modo, gostamos de nos projetar pelo que somos.
Todos nós queremos fazer bem tudo aquilo que está sob nossos cuidados. Todos nós, enfim, sentimo-nos felizes por superar obstáculos, ser competitivos, vencer e progredir. Isso tudo é muito gratificante e nos traz a sensação de autorrealização. Quando, porém, essas mesmas atitudes tornam-se exageradas e sobretudo compulsivas, elas têm efeito contrário. Prejudicam, ao invés de ajudar. Tiram-nos da trilha do vencedor e nos levam a fracassos.
As atitudes neuróticas não são mais que o exagero de atitudes normais e saudáveis. Só que elas são improdutivas, geram hostilidades – na maioria das vezes inconscientes –, causam mal-entendidos e produzem maus resultados. Só o conhecimento das causas desses comportamentos neuróticos torna possível libertar-se deles. O autoconhecimento é a chave da libertação das tendências neuróticas.
O curso Lidando com o Estresse destina-se a todo aquele que deseja conhecer, em maior profundidade, os mecanismos interiores que tornam pouco produtiva sua relação com o próprio ambiente familiar, profissional ou social. São esses mecanismos que o impedem de amadurecer. Eles criam necessidades compulsivas inconscientes – e agressivas, mesmo que de maneira sutil –, que prejudicam as boas relações humanas.
A libertação dessas tendências a comportamentos neuróticos só é possível quando se tem a humildade de atribuir a si, e não aos outros, as causas dos insucessos. O caminho para isso é o autoconhecimento.
Alguns tópicos abordados:
Data: a ser determinada
Cadastre seu email abaixo para receber notícias sobre este e outros cursos.
Consulte nossas condições.